: ALÔ, MARAVILHA:
(21) 2635-1516 | ouvidoria@viajemaravilha.com.br

VISITE OS PONTOS TURÍSTICOS DE ITABORAÍ



- Talvez você não saiba, mas Itaboraí reserva diversas atrações turísticas com riqueza histórica para o nosso estado. Conheça alguns desses pontos e planeje um passeio!


Capela da Fazenda Itapacoará


A capela situa-se numa pequena elevação das terras da Fazenda Itapacoará no bairro Cabuçu, numa posição de dominância dentro da região. A sua silhueta compacta e a chaminé de tijolos do antigo alambique são avistados de longe, ressaltados pela planície que os circunda. A casa de fazenda é uma construção recente, tendo por trás um lago e na lateral um grande depósito de armazenamento de cachaça, atualmente provinda de outros locais.

A capela data da 2ª metade do século XIX, não tendo sido encontrado registro do ano de construção. Construído pelos donos da fazenda na época, para atender aos moradores e colonos. O programa da Capela de Itapacoará apresenta certas evidências de que teria sido originalmente construída por nave, capela-mor e campanário. A cobertura foi substituída por telhas francesas e o frontispício aparenta ter sido reformado já no século XX, tendo sido preservados os vãos das janelas, a porta principal e o sino. Foi o local utilizado pela TV Globo para as gravações da série Padre Cícero. Atualmente fechada, não sendo utilizada pelos atuais donos da Fazenda. Tombada como bem público pela Prefeitura Municipal de Itaboraí em 1996.

Rio Venha Voar

A Rio Venha Voar é um projeto especializado em voos de instrução na cidade de Itaboraí, realizando esses voos de instrução todos os finais de semana e feriados, com ponto de encontro próximo ao hotel Samba em Outeiro das Pedras, atendendo pessoas de todo o Brasil e do Mundo. A sensação de liberdade e a emoção de estar próximo a natureza irão com certeza fazer deste voo uma aventura inesquecível.

Desfrute e se encante com o lindo visual das áreas rurais da cidade e se emocione com essa aventura pelo o resto de sua vida. 

CONTATO PROJETO RIO VENHA VOAR:
Site: www.riovenhavoar.com.br | Telefone:(21) 3662-6142

Parque Paleontológico de São José

Em 1928, um fazendeiro achou pedaços de rocha que considerou interessantes. Levou para análise e descobriu que se tratava de calcário. Com isso, a área foi vendida para a Companhia Nacional de Cimento Mauá, que aproveitou o material na construção da Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói) e do Estádio Mário Filho (Maracanã). A fábrica foi visitada por grandes personalidades, incluindo alguns presidentes da república, sendo considerada uma das experiências mais bem-sucedidas de fabricação de cimento no país.

Com a exploração mineral, descobriram-se vestígios arqueológicos. E quando o calcário terminou, em 1984, restou uma depressão de 70 metros, que foi progressivamente coberta com água da chuva e de veios subterrâneos, erguendo um grande lago. Seis anos depois, em 1990, a Prefeitura Municipal de Itaboraí declarou a área de utilidade pública, através de um processo de desapropriação. Com isto, em 1995, nascia o Parque Paleontológico de São José, eleito pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep), órgão ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), um dos patrimônios da humanidade.

No Parque já foram descobertos fósseis de diversos mamíferos, gastrópodes, répteis e anfíbios, se destacando o tatu mais antigo do mundo e o ancestral das emas. Ambos do Paleoceno, datados de cerca de 55 milhões de anos. Foram achados, também, fósseis de preguiça gigante e mastodonte, da Idade Pleistocênica (aproximadamente 20 mil anos). Também foram encontrados restos arqueológicos, evidenciando a presença do homem pré-histórico no local.

Endereço: Rua José de Almeida, s/n – São José, Itaboraí

Estádio Municipal Alziro de Almeida

Conhecido mais pelo apelido de Alzirão é uma praça de esportes da Itaboraí e possui capacidade para 900 pessoas , abrigando partidas de futebol da Série B e C do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, da Copa Rio, de campeonatos locais entre outros. É um estádio bastante antigo e tradicional da cidade de Itaboraí, existem poucos registos de sua história e construção, sendo mais conhecido a partir do momento em que passou a sediar jogos da Associação Desportiva Itaboraí desde sua fundação em 1976, tendo sido casa do time local na histórica campanha do vice-campeonato Fluminense de 1977.

Endereço: Rua. Des. Ferreira Pinto – Centro, Itaboraí 

Biblioteca Joaquim Manuel de Macedo

Em 1873, o escritor Joaquim Manuel de Macedo, autor do romance A Moreninha, fundou a Sociedade da Biblioteca Popular Itaboraiense com a intenção de criar em sua cidade natal a primeira biblioteca pública do gênero no país. Aberta ao público em 1874, após meses de arrecadação de livros doados, a Biblioteca Pública Municipal Joaquim Manuel de Macedo foi inaugurada em uma das salas da antiga Casa da Câmera e Cadeia. O acervo tem 18 mil obras que incluem livros raros da época de sua fundação e a primeira edição de alguns livros de Joaquim Manuel de Macedo.

Transferida para outro imóvel no centro histórico, a Biblioteca conta hoje com salão de pesquisa, sala de leitura infanto-juvenil, sala para exposição de artistas locais e um telecentro comunitário. Realiza projetos de contação de histórias infantis e juvenis em sua sede e nas escolas da região, cursos de informática no telecentro e sarau de poesias no aniversário do escritor Joaquim Manuel de Macedo.

Ruínas do Convento de São Boaventura

Envolvidas por um cenário natural de extrema beleza, as ruínas do convento se destacam majestosas no sítio, onde existiu no século XVIII a antiga Vila de Santo Antônio de Sá. Apresenta o mesmo partido arquitetônico do convento de Santo Antônio, na Cidade do Rio de Janeiro – casa conventual, torre sineira, igreja e capela da Irmandade – ambos da ordem franciscana. Em 1974 iniciou-se a construção da igreja da Ordem Terceira. De 1829 a 1840, uma epidemia dizimou a população da Vila e causou o abandono do Convento pelos franciscanos. Em 1922 as ruínas passaram aos beneditinos e, posteriormente, as terras foram vendidas a diversos proprietários.As ruínas do Convento São Boaventura, tombadas pelo Iphan, não devem deixar de ser visitadas.O Convento, que começou a ser construído em 1660, é cronologicamente a quinta construção conventual da Ordem Franciscana no Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também chamada de Igreja de Porto das Caixas – distrito onde se encontra – data de 1595 é um pólo de turismo religioso, pois lá está a imagem de Cristo que, segundo os fiéis, verteu sangue.

Hoje o patrimônio está localizado dentro do Complexo da Comperj, Fazenda Macacú, e é necessária autorização para se realizar visitações.

Palacete Visconde de Itaboraí

A então residência de Joaquim José de Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, primeiro presidente da província do Rio de Janeiro e ministro do Segundo Império, servia de hospedagem para a Família Real em visita a Itaboraí. É um típico palacete do fim do século XVIII  e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1964 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1979. Desapropriado pela Prefeitura em 1966, serviu como casa de caridade até ser destruído em um incêndio. Doado ao governo estadual, passou por obras de reconstrução e foi usado como  Fórum da cidade. Em 2000, após ampla reforma, passou a ser sede da prefeitura de Itaboraí.



Fonte: Portal Visite Itaboraí - Prefeitura Municipal
BSGX BSGX Author