: ALÔ, MARAVILHA:
(21) 2635-1516 | ouvidoria@viajemaravilha.com.br

CONHEÇA O PROGRAMA SELO VERDE




- Iniciado em 1997 com um projeto de eficiência energética, o Programa Ambiental Fetranspor (PAF) possui diversas linhas de ação, incluindo a gestão ambiental empresarial e a educação ambiental do setor. No PAF, os projetos sustentáveis são desenvolvidos em parceria com distribuidoras, montadoras, instituições de pesquisa/ensino, governo, órgãos ambientais entre outros, com o objetivo de identificar, viabilizar e promover a utilização de combustíveis e tecnologias alternativas no setor de transporte coletivo por ônibus, bem como assegurar o atendimento das metas e determinações ambientais aplicadas ao setor, em especial no que tange ao controle de emissões e ao uso eficiente da energia.

Convênio Selo Verde

O Convênio Selo Verde realiza as medições e controle de emissões de gases poluentes visando o atendimento a legislação ambiental estadual, segundo a Resolução Conema 58, que aprova a NOP-INEA 14 – Procon Fumaça Preta. O serviço abrange a entrega quadrimestral de laudos e o acesso a um banco de dados que permite a consulta ao histórico de medições da frota. O Convênio é formado pelas parcerias entre a Fetranspor, o INEAe o Programa Despoluir da CNT-SEST/SENAT.

O convênio Selo Verde vem contribuindo significativamente para o crescimento da eficiência energética do setor. Os resultados apresentados, desde sua implantação em 1997, com o antigo Programa Economizar, permitem inferir uma redução de aproximadamente 2,55 milhões de toneladas de CO2 e 50 mil toneladas de material particulado que deixaram de ser emitidos na atmosfera e uma economia de 850 milhões de litros de diesel não queimados.

Toda a frota da Maravilha Auto Ônibus é periodicamente aferida pelo convênio Selo Verde, o que ratifica a baixa emissão de gases poluentes na atmosfera e a conformidade com os protocolos do Programa Ambiental Fetranspor dentro da obediência às resoluções ambientais citadas.


Programa Despoluir

O programa ambiental Despoluir foi desenvolvido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional do Aprendizagem do Transporte (SENAT) e foi implementado pela Fetranspor em fevereiro de 2008. Nesse décimo ano de atuação, uma das ações de maior destaque é a avaliação veicular ambiental, com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde, e estimular o uso racional de combustíveis. Juntos com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.
BSGX BSGX Author